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Diário de bordo, dicas de viagem, conteúdo relevante.

Expedição Patagônia Full Adventure, da concepção à realização

A todos que acompanham o blog e gostam de ler e saber mais sobre os lugares, peço desculpas pela minha ausência desta mídia. O último ano me dediquei a agência em si, fazer crescer, divulgar as expedições e planejar....algumas coisas ficaram em stand by e escrever foi um prazer que acabei adiando, mas estou voltando, depois de viver esse momento tão sublime como a Expedição Patagônia, resolvi que era importante dividir com vocês, assim que , voltei para ficar.










Muitas pessoas acompanharam nossa viagem e viram fotos e estão nas nossas redes sociais, que crescem dia a dia, primeiramente, muito obrigada a todos, sabemos que muitos torcem e vibram com a gente, e com todos que acabam se envolvendo direto ou indiretamente, pois o sonho começa pequeno, mas vai se propagando , gostaria também de me coloca à disposição para quem quiser informações, pode entrar em contato comigo.







Então vamos lá que nossa viagem é longa.....estão preparados!? Apertem os cintos


Com tantos lugares lindos no Brasil, por que você resolveu trabalhar na Argentina?????


Será que muitas pessoas tem vontade de me perguntar isso??? Claro que poucas tem coragem, depois de uma certa idade, esse tipo de curiosidade poderá despertar uma resposta muito sincera, principalmente vindo de uma sagitariana , mas independente dos motivos, eu também faço vários roteiros pelo Brasil e adoro meu país, apesar de ser muito caro fazer turismo nacional (diesel, comida, etc).


Mas o meu amor pela Argentina é antigo, muito se fala de conexões de outras vidas, pode até ser, mas vou salientar um marco que foi divisor de águas na minha vida, foi o ano de 2009. O Turismo sempre foi minha profissão, mas até esse ano, eu batalhava meu lugar ao sol e queria trabalhar como guia de turismo. Numa destas guinadas da vida eu fui parar na cidade de Bariloche na Argentina para procurar trabalho, pois sabia que que o destino turístico recebe muitos brasileiros e arrisquei, pensando que minha experiência e falar o português poderiam ser um diferencial.


Nestes anos todos, nunca mais deixei de trabalhar por lá, realmente o idioma e minha experiência me ajudaram no meu trabalho como coordenadora da CVC e eu me apaixonei pelo lugar ,pela cultura e tudo o que vivi e não foi nada fácil. Mas hoje eu posso dizer, que tive uma escola que me deixou preparada para enfrentar situações que podem ocorrer em viagens e com passageiros. Levo com herança muitos amigos, conhecidos no Trade Turístico e um conhecimento da América do Sul que me dá a segurança em planejar, organizar e conduzir um comboio durante 26 noites pela Patagônia.


A Andes Experience tomou forma depois de outro acontecimento que mudou o rumo da minha vida, a chegada do meu parceiro, companheiro e amor, o Gabriel, que conheci exercendo meu trabalho de Guia de Turismo em Florianópolis, e que embarcou na minha vida e juntos passamos a criar projetos e realizar o sonho de trazer brasileiros para viajar pela Argentina.


O formato das viagens em comboio 4x4 nasceu por acaso, com a aquisição da nossa caminhonete Pajero Full, a Gigantona, que foi pensada inicialmente para ser um apoio em nossas idas e vindas a nossa temporada de inverno a Bariloche e aos poucos foi se incorporando a nossa vida e ao nosso trabalho.


Assim, em 2019 o projeto de nossas própria Agência de Viagem e Turismo ia nascendo, mas o que ninguém esperava aconteceu, abalando o turismo em âmbito mundial, o Covid 19 e tivemos que rapidamente enfrentar uma realidade desfavorável para quem iniciava a empreender e nosso desafio foi ter que literalmente nos sustentar, pois toda e qualquer forma de trabalho em nossa profissão dependia de uma série de fatores que neste momento estavam impossibilitados.


Foram tempos difíceis e desafiadores , mas não desistimos e com uma força e esperança inabalável, seguimos com o projeto, estudando, pesquisando, fazendo cursos on line. Com as fronteiras fechadas tivemos que criar roteiros dentro de um mercado para nós pouco conhecido, o Brasil. E assim descobrimos que nosso país e nossa terra tem infinitas possibilidades. Criamos e executamos expedições para o serra catarinense e gaúcha e Pantanal, e foi incrível.


Mas a Andes Experience tinha que cumprir sua missão, levar os brasileiros a conhecer o nosso continente e o projeto seguia firme, visando a reabertura das fronteiras e possibilidade de viagem pela Argentina e finalmente no final de 2021 uma luz no final do túnel foi o alento e o sinal verde para a realização do projeto da Expedição Patagônia Full Adventure.


Planejamento, o segredo do sucesso


Planejamento é o segredo e não é segredo para ninguém, desculpa o trocadilho, mas em todos os setores de prestação de serviço, sem saber onde queremos chegar e como faremos para isso, não se sai do lugar.


Antes de sentar diante do Google Maps, um longo caminho foi percorrido e não é a toa e nem de um dia para o outro que as coisas acontecem. Eu já leio e estudo sobre a Patagônia já há muitos anos, compro guias turísticos, converso com colegas e guias que conhecem bem a região, vejo documentários e tudo que pode me acrescentar e esse estudo é algo que faço com prazer e não é nenhum sacrifício, eu adoro.





Outro fator que nos ajudou muito foi que nós fizemos a viagem de reconhecimento em fevereiro de 2020, os únicos trechos que não conhecíamos era a Ruta 41 e Ushuaia, todos os demais já tínhamos passado.

Mas um projeto, um roteiro profissional deve incluir todos os itens que poderão ocorrer em uma viagem. Depois de tantos anos no Turismo, para mim é algo normal pensar em todos os aspectos e um curso de fiz na pandemia pelo SENAC, de agente de viagens me deu uma ajuda excelente para ter idéia do todo no planejamento.


Etapas

  1. Definição de objetivos do roteiro ; Tanto para a empresa quanto para os clientes

  2. Definição da data: Deve estar de acordo com os objetivos, observando condições climáticas, baixa ou alta temporada, eventos e demais aspectos

  3. Elaboração do roteiro em si: Uma parte bem complexa, pois o roteiro deve estar em coerência aos objetivos e ser executável. Visando atender aspectos de deslocamento e turísticos, tendo como premissa o bem estar do passageiro

  4. Estudo da viabilidade do roteiro: Utilizando mapas físicos e digitais, verificar possibilidades de acessos, pontos de parada, locais estratégicos para pernoite, tipo de pavimentos, velocidades de vias, etc

  5. Definição dos hotéis : Pesquisa, contato, bloqueio, reserva

  6. Definição e cálculo de custos e valores: Planejamento financeiro e todos os aspectos

  7. Estratégia Comercial : vendas, anúncios, redes sociais, vinculações , mala direta , atendimento ao cliente

  8. Pesquisa insumos : documentos, regras e normas vigentes, passeios, contratação de guias, seguro viagem ,camisetas, adesivos

  9. Elaboração de material : descritivo, folder turísticos, check list, contratos, livro de bordo

  10. Reuniões informativas e de esclarecimento

  11. Preparação do veiculo

  12. Preparação Final (detalhes, conferir todos os itens do check list)

  13. Execução da Expedição (quase 1 mês)

  14. Pós execução e fechamento

  15. Materiais gráficos ; Edição de fotos e vídeos e preparação de material para as próximas edições

Ufa!!!!! Dá trabalho para caramba

Claro , que isso é um resumo, cada processo tem muitos sub processos, mas faz parte do trabalho


Parcerias , porque ninguém faz nada sozinho


Muitas expedições, fizemos em dupla, eu cuidando do operativo e guiando e Gabriel da logística e do comboio, no escritório também, eu administrando o comercial, financeiro e administrativo e Gabriel o veículo, compras e marketing. Verdadeiros CEOs , mas aos poucos o crescimento nos exige parcerias.


Na minha opinião, nada é mais difícil que encontrar pessoas que tenham o mesma forma de ver o negócio e mesmo ritmo de trabalho ( o nosso ritmo é meio forte, lembra que nossa base foi operadoras de muitos passageiros) e nesta expedição tivemos uma grande surpresa.


Nossa parceria foi um sucesso, e com o melhor overlander do Brasil, O conhecido Ricardo Pocholo, do canal Serial Trippers. Nossa história com o Ricardo foi uma coisa do universo mesmo, provando que nada é por acaso. Quando ele confirmou a presença no comboio, sabíamos que o caminho estava aberto para o êxito da expedição, o cara além de saber muito sobre carro, comboio, é um ser humano sensacional e de Deus quiser, muitas viagens vamos fazer juntos.


The team, Gabriel e Juliana da Andes, Ricardo Pocholo da Serial Trippers e nosso guia em Bariloche Javier Vargas

Eu sempre concebi a expedição com dois veículos de apoio, sou contra comboios muito grandes, principalmente em lugares remotos e de difícil acesso. Na nossa experiência alguma coisa pode dar errado e não é algo raro, pelo contrario, carros estragam e pneus furam e em muitos kms rodados é quase impossível não acontecer nada. Nosso procedimento é trabalhar com dois veículos , um abrindo e outro fechando o comboio, todos em comunicação via rádio.


Cada situação é avaliada pela equipe, o importante é ter comunicação, planejamento de suporte e conhecimento da região, experiência para tomar a decisão certa, e uma das grandes vantagens, nossos "tour leaders" Gabriel e Ricardo são profundos conhecedores de veículos, e dificilmente ficam na mão. Ambos tem milhares de ferramentas e estão super equipados, é muito bom trabalhar com quem sabe.


No turismo e na vida não fazemos nada sozinhos, estar em equipe faz parte do verdadeiro espírito overland. de fazer parte de um grupo e o senso colaborativo. Agradecendo imensamente que nosso passageiros muitas vezes ajudaram e nos ensinaram, e o mais bonito, é que participar gera uma satisfação imensurável.




Desafios superados pouco a pouco


Superado todas as etapas do planejamento estava na hora da execução , alguns dados da Expedição

  • De Uruguaiana a Uruguaiana foram 9.694 km rodados

  • Ao total foram 25 noites

  • Ficamos em 15 cidades

  • Visitamos 5 Parques Nacionais e 2 Parques Provinciais

  • Estivemos em 4 sítios declarados como Patrimônio Unesco

  • Garrafas de vinho Malbec ........incontáveis

  • AMIZADE ENTRE OS PARTICIPANTES , NÍVEL ALTISSIMO

Foram muitas horas de preparação e chegou a hora, praticamente todos já tinham chegado no hotel Fares em Uruguaiana, alguns chegaram uns dias antes e já foram se entornando e interagindo entre si. Na sala de eventos estavam todos. eu já conhecia cada um, eu como comercial e administrativo tenho todo o contato anterior, mas agora eles estavam aqui, e me bate um frio no estomago, aquelas pessoas estavam lá para realizar um sonho, e minha responsabilidade era cuidar de cada um deles, trabalho que faço com amor, Nada e ninguém pode dizer o contrário, eu fiz da minha profissão a minha vida e por isso eu sabia que ia dar tudo certo.


Vamos aos procedimentos práticos:

  • Aduana: Sempre é um momento delicado, principalmente após a pandemia. apesar de ter feito o check list e conversado com cada um, sempre poderá ter uma identidade vencida, ou passaporte perdido, e o tal da declaração jurada? Esse novo documento no começo era fonte de dúvidas (hoje tiramos de letra!!!) Documentos para entrar na Argentina : identidade ou passaporte, documento do carro com o seguro carta verde, atestado das vacinas, seguro saúde com covid e a já falada, declaração jurada

  • Carros: Na Argentina tem alguns itens que não são obrigatórios no Brasil : cambão, colete refletivo, extintor de incêndio, 2 triângulos, caixa de primeiros socorros. Nas caminhonetes grandes faixa refletiva e adesivo 110

Estando tudo em dia, prontos aduana feita bem cedinho e todos veículos em território argentino, com pesos e principalmente, abastecidos com diesel (de excelente qualidade) a menos de R$ 3,00, e isso não é brincadeira, e começa a viagem...


Abastecer com Diesel de escelente qualidade por menos da metade do valor que no Brasil

O comboio meio atrapalhado no começo, em poucos kms o primeiro carro que apresentou um problema com a mangueira de óleo, e nada menos que a Gorda, a viatura do Ricardo, e ai, o que fazer? A Andes tinha a peça e o problema foi resolvido em 10 minutos, foi só um susto. Estava tudo correndo bem mas não por muito tempo, um dos veículos começou a apresentar problema e fomos ajudando no que era possível no momento, o comboio ficou disperso e começou a chover torrencialmente mas por fim paramos para almoçar. Foi um dia de deslocamento longo e difícil , um lindo por do sol no Delta do Rio Paraná deu um animo, mas o final do deslocamento foi a noite e chegamos no hotel na bela cidade de Nueve de Julio bem tarde, por sorte um belo jantar nos aguardava e assim nosso terminava nosso primeiro dia.



Os belos entardeceres da Argentina


Segundo dia, deslocamento, longo e cansativo, as paisagens são bonitas do Pampa, mas nada como a Patagônia, depois de 40 km , se torna um pouco monótona, as estrada são boas em geral, planas e com muitas retas. Nosso destino era a maior cidade da Patagônia , Neuquén e a partir do Dique Casa de Piedra a paisagem muda, esse dique do Rio Colorado é o marco oficial de inicio de nosso objetivo. O comboio fluía bem e estávamos felizes, somente um dos veículos teve uma pane elétrica e viemos escoltando, coisas que acontecem e seguimos felizes , mais um por do sol lindo e estamos mais perto.


Na minha opinião, esses dois dias de deslocamento são os mais difíceis, um verdadeiro teste, eu deixo claro , é longe, tem que gostar da estrada, mas superado esse teste o comboio fica mais forte e preparado , eu já sabia no final do segundo dia que as pessoas eram muito guerreiras e isso me deixou tranquila.


Enfim a Patagônia!!!


No sul da América do Sul, um lugar de destaque em nosso Planeta, onde a imponente Cordilheira dos Andes separa dois países e determina biomas e clima deste recanto austral. De um lado fiordes, vulcões e uma densa floresta verde, do outro lado um enorme deserto, onde os guanacos vivem em manadas junto a uma variada fauna que interage seguindo o curso da natureza. Cada paisagem cada montanha enche os olhos com profunda natureza e encanta aos aventureiros que percorrem esses inóspitos caminhos, sejam bem vindos a Patagônia.


Um dos símbolos da Patagônia, o belo arco de pedra no Lago Posadas, Santa Cruz


Em outros post do Blog eu escrevi sobre a região, leia que você vai gostar, leiam os demais post do blog pois tem muitas informações




O roteiro da Patagônia Full Adventure abrange a parte argentina, percorrendo as cinco províncias (Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego). O objetivo é conhecer os sub biomas como a Patagônia Andina, Austral e Atlântica , contemplando a região dos lagos, os glaciares, a estepe e o belíssimo litoral com sua diversidade marinha. Além de conhecer as cidades mais relevantes para o turismo como San Martin de los Andes, Bariloche, Esquel, El Chalten , El Calafate, Ushuaia e Puerto Madryn. Percorremos rodovias importantes como a Ruta 40 e a Ruta 3 e rodovias cênicas como o Caminho dos 7 Lagos e a Ruta 41 na Provncia de Santa Cruz. Fomos a vários Parques Nacionais Nahuel Huapi, Los Alerces Patagônia, los Glaciares e Tierra del Fuego além de Parques Provinciais como Punta Tombo e Península Valdes. Dentre os Patrimônios Unesco estivemos em Cueva de las Manos, Parque los Alerces, los Glaciares e a Península Valdés.


Nossa hospedagem foi algo selecionado com cuidado, visando conforto e segurança. basicamente todos os meios de hospedagem foram aprovados e serão novamente utilizados nas próximas edições. Eu mudaria muito pouco do roteiro original, talvez acrescentar um dia a mais em algum lugar mas a base será a mesma, pelo menos nas próximas edições. A Patagônia Chilena está nos planos, principalmente a Carretera Austral, porém após um bom estudo, pois além de ser muito mais caro, as normas de entrada no Chile são mais restritas e burocráticas.


Bom, vamos relatar nosso primeiro dia na Patagônia em si


A paisagem mudou em nosso terceiro dia, nosso deslocamento de Neuquen a San Martin de los Andes foi mais curto que os dias anteriores, e fomos curtindo a estrada , em Zapala nos encontramos com a Ruta 40, que é uma estrada mítica, que corta a Argentina por 5.194 km, começando em Cabo Virgenes na Província de Santa Cruz e terminando em La Quiaca em Jujuy.


Ruta 40 é considerada a "coluna vertebral da Argentina", pois seu traçado é paralelo a fronteira com o Chile ao lado da Cordilheira dos Andes, cruzando por 11 províncias , atravessa 236 pontes, percorrendo 13 Lagos e Salares, é acesso para 20 reservas e parques nacionais e conecta 27 Passos cordilheiranos. No trecho percorrido no terceiro dia foi uma amostra de uma paisagem que nos acompanhou muitos kms na expedição , que é a Estepe Patagônica.


Para entender o porque das diferenças de paisagens da Patagônia, um fator que levamos em conta é o clima . Os ventos que vem do Oceano Pacifico se chocam nos Andes e precipitam em forma de neve e chuva, mas a medida que vão em rumo leste, perdem a força, portanto, a medida que se afasta da Cordilheira o índice pluviométrico é menor, chovendo pouco, forma uma paisagem mais desértica, ou seja, a Estepa ou estepe.


A paisagem da estepa patagônica



Nosso destino do dia , a bela vila de montanha (villa na Argentina é cidade pequena) San Martin de los Andes, e que linda cidade!!!! Com uma arquitetura típica de montanha, com muita madeira com telhados inclinados e escuros, uma graça, um centro movimentado. Ficamos no Hotel Del Viejo Esquiador, que nos recebeu com tanto carinho, adoramos, além de ser bem localizado. A cidade é conhecida por ser o inicio , ou final dependendo o ponto de vista do Caminho dos 7 Lagos, mas isso é uma história para o próximo post.


A turma acomodada e começando a aproveitar o melhor da vida, boa comida, sorvete, paisagens e comprinhas!!!


Os sorvetes da Argentina são maravilhosos

Espero que todos sigam acompanhando nossa viagem e em breve novos post contando tudo sobre a Expedição Patagônia Full Adventure , segue os próximos posts


Atenção para as próximas datas dos roteiros internacionais


Patagônia Norte- edição invernal com muita neve e montanha - dia 09/08 a 22/08


Patagônia Full Adventure - a segunda edição da expedição que percorre a patagônia argentina - dia17/08 a 08/10


Puna Adventure - em plena Cordilheira dos Andes, na região norte da Argentina, um dos lugares mais inóspitos e bonitos do continente - dia 02 /11 a 16/11


Patagônia Norte - edição Reveillon - com muita aventura e natureza

27 /12 a 10/01


Vamos nessa, obrigada a todos e espero vocês no próximo comboio!!









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