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Diário de bordo, dicas de viagem, conteúdo relevante.

Quando vamos poder viajar de novo? Reflexão do mercado

Nos últimos 30 anos acompanhamos mudanças globais e nos paradigmas que regem a forma de comportamento da sociedade em geral. O Turismo evoluiu junto como mundo, adaptando-se e mudando constantemente.


Os mais "experientes" lembram quando padrão de viagem eram as férias para a casa de praia e viajar em avião era coisa de "rico". Superamos muitas crises, desastres naturais , pandemias, e crescemos com os obstáculos, e o Turismo se tornou acessível a grande parte da população.


Hoje, nosso desafio é maior que todos até agora enfrentado, jamais o setor passou por uma crise nessas dimensões e uma das poucas coisas que podemos afirmar é que o Turismo vai ter que se adaptar a um novo mundo e a novos comportamentos.


Muitas decisões para os rumos da sociedade estão nas mãos de nossos governantes e cada país tem tomados suas medidas preventivas, mas podemos fazer uma análise de tendências gerais para evitar a "quebra em massa" no setor, sendo que o Turismo é um grande alavancador de emprego e renda e não pode estar aparte do planejamento de retomada comercial e de crescimento econômico de nenhum país .


Mas como "vender" uma viagem se atualmente não podemos nos reunir nossos amigos em nossa própria cidade?


Antes de refletir sobre quando, devemos pensar no como. Primeiramente, as medidas de isolamento social devem ser respeitadas dentro do possível, pois a base da queda da curva de infecção depende diretamente desse primeiro momento. Nenhuma fronteira vai abrir, sem um forte "controle sanitário ", portanto é utopia pensar em retomada gradual enquanto os números dos casos de Covid 19 estejam em crescimento. Estabilizar e controlar a doença é fator primordial para o inicio da retomada.


Acredito que a América deva observar e ter como referencial as medidas dos países europeus e asiáticos neste aspecto. Grande parte do PIB da União Européia ( em torno de 10%) provém do Turismo e aproximadamente 12% da mão de obra local trabalha no setor, e com a chegada do verão, tradicional temporada no continente e relaxamento das regras de isolamento social o Turismo pode vir a se posicionar no mercado aos poucos, em especial na segunda metade do ano, porém com importantes adequações



Em uma visão mais otimista, poderiam surgir mudanças como: a evolução no campo cientifico, já que muitos estudos estão ocorrendo no mundo inteiro, uma esperança de tratamentos mais eficazes e uma possível vacina, que poderia ser desenvolvida ainda este ano. Conhecer o vírus é base para tratar e curar as pessoas, pois sem um real controle ficaremos estagnados e confinados, numa longa quarentena.


As empresas aéreas, uma das grandes prejudicadas diretamente na cadeia , já estudam formas de viabilizar a aviação comercial, como a realização de exames antes de embarque, diminuição de venda do número de acentos em aeronaves , informatização mais efetiva em processos burocráticos, uso de equipamentos de segurança e testes rápidos .



Muitas operadoras e plataformas de venda de pacotes turísticos estão oferecendo promoções com valores bem atrativos para o "pós quarentena" , com prazo de uso mais flexíveis e afrouxamento das temidas rígidas "regras de cancelamento ", buscando uma forma de ingresso de recursos financeiros nas empresas para o momento.


Com uma ampla oferta e a tentativa de reposicionamento de muitos destinos , podemos ter como consequência uma redução de valores ao consumidor final, porém , ainda é cedo para afirmar se essa tendência irá se confirmar, pois por outro lado, com a diminuição de capacidade de uso de aeronaves, hotéis, restaurantes, etc, as empresas devem compensar a venda dos lugares ociosos , podendo aumentar os preços e gerarando uma nova "elitização" das viagens, principalmente as internacionais , essa medida é bastante polêmica pois poderia prejudicar seriamente as companhias aéreas, principalmente as low cost


Uma das características do Turismo é envolvimento de muitos segmentos comerciais no processo como: transportes, hotelaria, agencias, provedores , parques temáticos, aeroportos, estações de esqui, centro de eventos, etc. É necessário criar uma diretriz única para todas as etapas do processo , que cada empresa siga normas em comum, ou seja, a OMT (Organizaçao Mundial do Turismo ) e os Ministérios do Turismo de cada país devem buscar uma integração para padronização de todos produtos e prestações de serviços


Outros fatores relevantes devem ser levados em consideração na retomada da atividade , como por exemplo uma eminente mudança de paradigmas comportamentais e de valores em âmbito mundial. Após um período de muitas incertezas as pessoas irão buscar experiências mais genuínas e sustentáveis. Os padrões de viagem mais conservadores e tradicionais deverão declinar, para a ascendência de viagens mais privativas. O Turismo em massa deverá ser repensando e outros segmentos como Turismo Ecológico e Cultural estarão em alta, em conformidade aos novos tempos.


Em um momento inicial, as viagens domésticas serão o "carro chefe" das operadoras, porém, aos poucos o turismo internacional deverá ocupar mercado. Ecoturismo, expedições overland, viagens em Motor home, pacotes privativos e personalizados, conceitos de sustentabilidade, valorização de ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e preservação do meio ambiente serão as diretrizes dos novos tempos no Turismo.



O papel dos profissionais da aérea será mais relevantes, com a valorização das atribuições do elo intermediário entre provedores e consumidores , onde nos primeiros momentos da pandemia, muitos agentes de viagem foram os verdadeiros "anjos" de passageiros presos no exterior ou em situação de repatriamento.


Dentre as tendências de compras , o uso de tecnologias on line vão continuar em alta, mas valorizando o suporte do profissional competente como um auxiliador no processo, sendo os Agentes e Guias de Turismo os profissionais que enriquecem a experiência da viagem , atuando como agente facilitador e conhecedores do destino . Os turistas serão mais criteriosos na busca de informações e utilizarão menos dicas de "influencers", que muitas vezes publicam conteúdo de forma superficial e irrelevante utilizam seus canais mais como forma de "auto promoção", assim prestigiando mais interação como os verdadeiros profissionais da aérea



Em épocas de pandemia as mudanças ocorrem muito rápido, resoluções e soluções aos poucos irão ditar novas regras, muitos fatores podem alterar todo o andamento da sociedade, nada é definitivo, tudo é mutável e assim, perante esse cenário, o Turismo encontrará seu espaço na sociedade, pois mesmo não sendo uma necessidade básica, ele terá um papel de reconexão entre as pessoas e o mundo.


Eu espero, como profissional do Turismo, que tudo volte logo a normalidade e as pessoas não deixem de viajar, pelo contrário, que planejem suas viagens e realizem seus sonhos, Devemos estar preparados para o atendimento de novas necessidades e não haverá lugar para charlatões e amadores. O mercado exige seriedade e comprometimento com os sonhos das pessoas e a forma de interagir com um novo mundo e uma nova Era.


Queremos muito encontrar com vocês na estrada ou em algum lugar lindo de morrer, e lembraremos desse período como uma etapa de aprendizagem e crescimento em todos os aspectos.


Obrigada, gracias, thanks, até a próxima!!



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